terça-feira, 24 de julho de 2012

INFORME POPULAR JUNHO E JULHO - 2012

                            
             A FESTA TERMINOU
            Terminou a grande festividade de São João Batista o Padroeiro dos Cametaenses, como o padre Raimundo Nonatos disse na Santa Missa a festa tem dois lados, o Religioso e Cultural.
             A parte religiosa teve a participação de milhares de fieis, que desde a noite do dia 14 de junho ate o dia 23 véspera da festa lotou a igreja para assistirem a novena de São João e em seguida a Santa Missa, no dia 24 pela manha aconteceu a missa celebrada pelo bispo dom Jesus Maria e a presença de todo o clero cametaense, e a tarde foi realizada a procissão que contou com a participação de cerca de 20 mil fieis.
            Já a parte cultural, contou coma a participação da secretaria de Cultura que organizou as promoções e apresentações de grupos folclóricos e para folclóricos de nossa região bem como os grupos formados do ministério da igreja, que na noite do dia 24 realizaram o encerramento da festa com um grande show e o tradicional banho de cheiro. Também tivemos o leilão de oferendas, bingos e a venda de comidas típicas da época na barraca da festa. Tivemos também a presença em Cametá do Arcebispo Emérito de Belem D. Vicente Zico, que rezou a missa da primeira noite, D. Teodoro Mendes Bispo Auxiliar da Região Metropolitana de Belem e D. Flavio Giovanelle, Bispo da Diocese de Abaetetuba, além dos padres das cidades vizinhas que compõe a Prelazia de Cametá

            ROMEIROS
            Hoje sem o tradicional navio dos romeiros que chegava a véspera da festa, dava para se contabilizar os que vinham para a nossa festa, afinal acontecia uma grande recepção para a chegada do navio. Hoje como a maioria chega em pequenas embarcações e de diversas empresas de transporte rodo fluvial como também em veículos particulares através da estação das balsas, alem do crescimento da cidade ficou muito difícil de se fazer um prognostico, mais acreditamos que a cidade recebeu muito deles, que não mediram esforço e sacrifício para chegar ate a nossa cidade e recensear o nosso padroeiro São João Batista.

E BOM NÃO CONFUNDIR:
CANDIDATO CONTA SUJA - São aqueles que ainda não prestaram conta de suas contas de campanhas eleitorais junto ao Tribunal Regional Eleitoral
CANDIDATO FICHA SUJA - São aqueles que estão com suas contas penduradas nos Tribunais de Constas dos Estados e da União

OS GRUPOS EMPRESARIAIS E POLÍTICOS
Em Cametá como e a cidade do contra, pois aqui o certo e o inverso vejam: Em se tratando de grupos empresariais, aqui o grupo é de um só domo, vejam as placas e procurem saber quem e o proprietário, assim aconteceu na política, formaram um grupo para ser a terceira via, o grupo teve mais de 10 pré candidatos a prefeito, o lema do grupo era quem estivesse em primeiro lugar na pesquisa que iriam mandar fazer esse seria o candidato a prefeito e o segundo colocado o vice e o resto poderiam ser candidatos a vereador. Não deu uma e nem outra o grupão se resumiu a três pessoas e nenhum sai candidato, apenas um deles teve êxito vai disputar uma vice. A política em Cameta e muito individualista ninguém sede e ninguém abre mão para beneficiar o nosso município, a visão e um por si e Deus por todos. Agora como já está tudo delineado, Benedito Pompeu e professor Juca Castro de um lado e Iraço Nunes e professor Osvaldo Barros de outro; O professor Raimundo Coelho virou a terceira via. Esperamos uma campanha limpa e transparente sem ofensas, ódio, rivalidade calunia, difamações, brigas etc. porque ninguém sabe o dia de amanhã.

AO AMIGO NATAN PORTILHO
            Quero deixar a minha mensagem ao amigo e irmão Vereador Natan Portilho, que tenha muita Fe em Deus, que voce vai ser curado, sabemos da gravidade de sua doença, mais para Deus nada e impossível e tenho a certeza que ele vai curá-lo.
Natan, voce plantou muitas coisas na sua vida, e voce tem quer fazer a colheita, apenas apareceu um obstáculo em sua vida e a colheita terá que ser adiada. Por isso enfrente as provações do Pai Eterno, e eleve a ele suas preces, coloque a sua vida que é dele também em suas mãos. Jesus vai te curar, o Pai vai te curar e o Espírito Santo vai te curar. Força e coragem amigo.

            POLÍTICA CAMETAENSE QUEM VAI A DISPUTA
            Após as convenções realizadas ate o dia 30 de junho assim ficou o quadro político para a disputa eleitoral majoritária no município de Cametá
            Benedito Pompeu – PMDB. Candidato a Prefeito e Juca Castro PSDB, na vice. Coligou com os seguintes partidos: PMDB, PSDB, PRDC DEM PSD, PV, PDT, PRB
            Iraço Nunes – PT. Candidato a prefeito e Osvaldo Bada barros PRTB a vice prefeito, Coligação formada com os seguintes partidos. PT, PRTB, PSL, PT do B, PC do b
            Raimundo Coelho – PSOL. Candidato a prefeito e *****
Os Pré candidatos a prefeito tomaram a seguinte posição partidária
            Jocelindo Medeiros - PPS Ira apoiar o candidato do PT; Raimundo Candido – DEM, ira apoiar o candidato do PMDB; Benedito Veloso – PSDC, ira apoiar o candidato do PMDB; Jose Maria de Freitas Caldas PTC e Isaac Azancort PTB vão também apoiar o candidato do PT; Dilermano Tavares - PR deve ficar neutro: Emmanuel Cunha PSDB, deve acompanhar o seu partido
            Os partidos PP, PR e PPS Liberaram seus candidatos aos cargos proporcionais para apoiarem que, acharem melhor.

            PADRE RAIMUNDO NONATO
            O padre Raimundo Nonato vigário da Paróquia de São João Batista, vem realizando um excelente trabalho quer na parte social da igreja como a evangelização. Nesta edição vamos falar sobre a evangelização da equipe do padre. E um padre escoteiro esta sempre alerta para com sua comunidade e trata a todos sem distinção, quer no aconselhamento espiritual ou como amigo que se pode contar e confiar.
            Em seus sermões nas missas e na Adoração Fome de Deus, sabe conduzir sua oratória para levar a palavra de Deus, explicando detalhadamente o evangelho e fazendo suas comparações no dia a dia, e um grande gentleman.
            Por isso e muito mais, e que ele vem conquistando o carinho e a afeição de todo o seu rebanho.


            PROJETO INAJÁ
            Investidores europeus estiveram em nossa cidade para visitar algumas áreas e vistoriar o terreno adquirido na Vila de Pacajá onde será instalada a primeira usina esmagadora de inajá para a produção de biodisiel, que segundo informações deve entrar em funcionamento em breve coma a compra do produto assim que a esmagadora começar a funcionar. É mais um projeto que deve fomentar a agricultura familiar em nossa região e ajudar o crescimento do município. Vamos torcer para dar tudo certo.   

FÉRIAS DE VERÃO
As praias dos balneários estão sendo preparadas para os veranistas, no ano passado as praias de Cameta Tapera e Pacajá receberam um bom numero de veranistas este deve dobrar segundo os veranistas os preços das refeições, tira gosto e as bebidas estão afastando a galera da Aldeia.

DENDÊ
Com a implantação dos pólos de dendê nas micros regiões de Cametá, Igarapé Miri, Acará e Concórdia. O estado terá que correr com as obras de infra-instrutora na malha rodoviária na região, sob pena de botar tudo a perder. Os especialistas apontam que os cachos de dendê devem ser moídos em menos de 24 horas depois da colheita, se não corre o risco de perder ate 30% do óleo, quer dizer, ou a logística do transporte funciona a contento ou a produção vai para o lixo.
Alias o dendê poderá ocupar ate cinco milhões hectares de áreas já desmatadas no nordeste paraense nos próximos dês anos, aumentando a renda das famílias produtoras em ate R$ 3 mil mensais. O desafio e fazer com que as famílias não abandonem as culturas tradicionais de mandioca, arroz e milho, ou a criação de aves, animais e a produção de peixe em cativeiros que vem crescendo em todo o estado.
Fonte: Reporte 70 de O Liberal de 24.07.2012


             MIGUELANGELO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO
             O professor e e funcionário publico Miguel Ângelo Martins Mocbel, esta entrando para um grupo seleto de cametaenses. Com o pseudônimo de Miguelângelo, esta lançando o seu primeiro livro de contos e poesias, esta vendendo para os amigos de porta em porta e em breve estará a disposição nas livrarias em Cametá, para os amante da poesia e um excelente livro, o projeto gráfico e edição e de Helio Vasconcelos e a revisão de Danusio Pompeu.

            MINISTÉRIO PÚBLICO COBRA DA TIM
           O Ministério Público Federal esta autorizando a ANATEL, Agencia Nacional de Telecomunicações a tomar todas as providencias para que a operadora do Sistema Móvel TIM atenda com eficiência seus clientes, o golpe mais duro do MPF foi pedir que não seja comercializada mais nem uma linha, enquanto a operadora não   ampliar e restabelecer as constantes interrupções nas comunicações, tanto na capital quanto no interior e já estipulou multa pesado caso seja descumprida a determinação, que caberá a ANATEL, operadora nacional do sistema de intervir na TIM

TIRO SECO
*Parabenizamos o Cônego Davi Larêdo, cametaense da Vila do Carmo pelos seus 44 anos de vida sacerdotal no próximo ano. Queremos ver ele na festa de são João do próximo ano.
*Já quebraram os vidros das montras do mercado municipal, que evita o contato com as vísceras etc.
*Amigo motoqueiro instale a antena na sua moto para prevenir as linhas de pipas neste verão, ela protege o seu pescoço da degola das linhas enceradas.
* Pura sacanagem o aumento nas passagens durante as férias.
*Neto Parijós e Ze Flavio, dois importantes vereadores da legislatura passam, estão em campanha para voltar no próximo ano.
*preços e a falta de atração afastou muita gente este ano da Aldeia.
*Greve na UFPA, quando é que vai acabar?
*Gol de Placa da ANATEL, proibiu a venda dos Chips da operadora TIM em todo o estado do Pará e em outros estados brasileiros.
*Volta às aulas, a garotada já começam a arrumar o material escolar.
*UEPA, inicia as inscrições para o vestibular de 2013 a partir do dia 8 de agosto.
*Cidade vazia no final de semana, aconteceram dois assaltos em dois postos de combustível.
* Neste final de semana acontece o encerramento da festividade de Nossa Senhora do Pilar na Vila de Curuçambaba, e esperado muitos devotos da capital do estado e do município de Cametá..
*Balaustrada, na Praça dos Notáveis, foi quebrada pela ação dos vândalos, logo após a festa de São João.
* A TIM tem duas torres em Cametá, mais nenhuma funciona. Esta agregada a torre a Oi fixa.
* Os Veranistas não perderam a oportunidade de curtir neste verão um bom banho de Igarapé. Na transcameta e na Cametá Juaba receberam muitos banistas.
*Radio Clube do Pará Onda Tropical esta fora do ar
*Rede Vida, esta também fora do ar
*Rede Nazaré, esta na onda do entra e sai

O POVO QUER UMA CAMPANHA LIMPA

            A SEMANA DO ESTUDANTE

Em 1958 ano em que a Seleção Brasileira de Futebol conquistava pela primeira vez o titulo de Campeão do Mundo trazendo para o nosso pais a Taça Julles Rimet, Cametá ganhava o Ginásio Dom Romualdo que veio a funcionar no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, naquela época vários jovens de Cametá, Mocajuba, Baião, Tucurui, Oeiras do Pará, Igarapé Miri  e outras localidades passaram a estudar em nossa cidade, depois de quatro anos começaram a sair as primeiras turmas, de formandos a partir daí as famílias que podiam mandavam seus filhos estudar na capital na época o cientifico, nos colégios Paes de Carvalho, Magalhães Barata, Augusto Meira, Instituto de educação do Pará e outras mais.

O Ginásio D. Romualdo foi instalado no INSA, que alem do ensino curricular se praticavam varias modalidades esportivas, como futebol equipes Venus e Avante, no Vôlei Esparta e Atenas, pingue pongue, espirebol, educação física, gincanas e outras praticas.
Nas férias em Cametá não se tinha praticamente nada se quer um passa tempo, a diversão era uma seresta de porta em porta e nada mais a luz apagava as 22,00 h, ou antes, e às vezes nem luz artificial, o jeito era só esperar o luar, foi ai que o acadêmico de direito hoje advogado José Carlos Castro teve a brilhante idéia de formar um grupo de estudantes cametaenses que estudam na capital e com os daqui fundaram o Centro Estudantil Cametaense que deu origem a semana do estudante realizada na ultima semana das férias de julho.

Em 1961 um grupo de estudantes liderados por Zé Carlos, Edmar Albuquerque, ”Deco”, Nonato Peres, Claudio, Vitoria e Valeria Barbosa, Luiz Malcher, Reginaldo Pinto, Otavio Valente, Arquibaldo Contente “Rato Branco”, Ari Barros, Edir Neves, Benedito Penafort das Mercês “Tio Canela”, Edeltrudes e Dilia Castro, Hamilton Resque, Fran Alves Pereira, Elymar, Marly e Arly Alves, Luecy Leão “Cadeado” e outros que a memória me falta, com o apoio de Grêmio Estudantil Rui Barbosa e da direção do INSA, as competições eram disputadas na quadra do Colégio.

Este movimento estudantil chegou ate a ‘V Semana’, quando houve dissidência, o racha um grupo de estudantes achando que Zé Carlos não estava mais estudando, bem como alguns fundadores já tinham concluído seus cursos, e como  a “SEMANA DO ESTUDANTE, era um movimento somente para estudantes, haja vista que naquele ano o Centro Estudantil realizava em nossa cidade a primeira travessia a nado do rio Tocantins com participação de nadadores federados de Belém e do Amapá, e luta de boxe foi à gota d’água para o racha e que, naquele ano aconteceram duas semanas, a Semana do Zé Carlos como era conhecida e a Semana da UNEDEC, ‘ União Estudantil Democrata Cametaense.

A semana do Zé Carlos era constituída de uma diretoria geral e três subdiretorias; Diretoria de esporte, responsável pelas modalidades esportivas, esportes coletivos e individuais; diretoria social tomava conta da parte de eventos, festas, serestas, concursos de miss e etc., e a diretorial cultural, tratava de peças teatrais, maratonas, palestras e outros; tudo coordenado pela direção, que tratava das premiações, da missa, hospedagens em fim do que viesse acontecer.

No final do mês de julho 1966, a Semana do Estudante do Centro Estudantil Cametaense deixou de existir, daí pra frente ficou a UNEDEC, que mais tarde arregimentou uma parte dos participantes do Centro. Se utilizando também da mesma formação e cronograma de diretoria, explorando o esporte e lazer, social e cultural. Cametá ganhava o Ginásio Estadual Alacid Nunes, que também vinha contribuir para a formação de alunos já de idade acima dos 25 a 30 anos alguns já casados; Funcionários públicos ou da iniciativa privada que não completaram seus estudos no INSA, pois as aulas eram pela manhã e a tarde, tiveram a oportunidade de estudar a noite e assim também deram suas contribuições, para sedimentar mais o movimento estudantil do mês de julho, no GEAN foi criado o Grêmio Santos Dumont, aos mesmos do grêmio do INSA.

A dissidência que formalizou a UNEDEC foi: Ely Vulcão, Herundino Moreira, Luiz Malcher, Edir Neves, Dagoberto Barros, Jose Silvestre ‘Diogão’, Dioguinho, Dionéia Braga, Antonio Jose Assunção

            Com a extinção do Centro Estudantil Cametaense a UNEDEC, absolveu grande parte dos estudantes do Centro bem como manteve toda a programação e ainda acrescentou outras atrações, ganhando popularidade, tanto e que em Mocajuba, Baião e Limoeiro e as Vilas de nosso Município e copiaram a semana. A partir da XV semana, em 1981, a UNEDEC, em comemoração aos seus 15 anos cuja presidência de Ronaldo Pinto passou a ser realizada em duas semanas a UNEDEC bombava o mês de julho em nossa cidade, com Shows nos Bairros, Concursos de calouro, Garota dos bairros, miss verão, miss praia da Aldeia, miss simpatia, miss estudante, mister do verão, shows na praia da Aldeia, tinha ate artistas renomados em nosso meio, mesmo sem um ginásio coberto as modalidades esportivas eram bastante disputadas, três grandes bailes movimentavam a cidade e suas atrações no mês de julho Cametá tinham o cheiro do bronze das garotas e a elegância jovial dos rapazes que faziam de tudo para chamar a atenção de suas paqueras, em meio as brincadeiras nas praças onde jovens estudantes mais tímidos, brindavam de ‘cair no poço’ uma brincadeira que quando um acertava a resposta ganhava um aperto de mão a um beijo, isso ate praticamente ao final da década de 90.


            Ai veio à decadência da UNEDEC, pois seus idealizadores tinham feito um racha por acharem que a semana do Zé Carlos não tinha estudantes agora UNEDEC veio a cair no mesmo; não representa mais a classe estudantil, virou comercio, pois ate quase no final dos anos 80 tudo era de graça e os competidores vencedores ganham prêmios e troféus e medalhas e diplomas de participação.

Poucas pessoas podem falar da semana do estudante melhor que eu mais acho muito difícil, pois vi nascer à semana do Zé Carlos e a UNEDEC onde por cerca de mais de vinte anos, tive grande participação, foi presidente, secretario, tesoureiro e apresentador Etc. O primeiro mestre de cerimônia da UNEDEC foi Herundino Moreira que passou o comando para o Merci Gonçalves, este eleito presidente me passou a responsabilidade de apresentar a programação da semana semanas.

A UNEDEC virou um penduricalho da prefeitura e como aqui a politicagem impera fui impedido de apresentar a programação que já estava em decadência, pois com a minha saída e a colaboração espontânea oferecida pelos meios de comunicação do qual fazia parte Radio Tocantins e LP Publicidade. Fui um grande colaborador ao lado da minha querida amiga Lilian Castro já nos últimos anos, mais valeu apena, hoje só guardo as melhores recordações, sofri varias ameaças e agressões pela platéia, pois muitas vezes por não aceitarem o julgamento popular ou por um grupo de jurados, isso se contabiliza no sucesso e tudo deixamos nas mãos de Deus.

Hoje a UNEDEC, e só jogos, jogos e mais jogos e com entrada paga, se dependesse de mim a UNEDEC seria entregue para os grêmios das escolas realizarem no período da Semana da Pátria e Ficaríamos com os Jogos de Verão no mês de julho.

domingo, 8 de julho de 2012

A ESPERANÇA DE CAMETA - 08.07.2012

         
A ESPERANÇA DE CAMETA
Essa informação nos foi repassada pelo internauta Luis Augusto
            O vice governador do Estado Helenilson Pontes, está tentando, junto ao Governador do Estado Simão Jatene, colocar em prática o projeto de ligação rodoviária de Belém até Santarém, mas você deve se perguntar mas e Cametá com isso?

Acontece que seria finalizada PA-370 até a Transamazônica (ligando Santarém até Uruará), além disso, seria construído a PA-258 (de Anapú até Baião), assim a PA-258 cruzaria a TRANSCAMETÁ exatamente o Município de Cametá, bem próximo a sede da cidade por sinal.

Com certeza um projeto desse seria de fundamental importância para ligar todo o estado e acabar com a história de isolamento que os emancipadores de lá tanto falam, seria outra espécie de Alça Viária. Com isso, provavelmente seria construído uma ponte no estreito de Baião (local mais estreito do rio Tocantins tendo cerca de 780 metros) e mais as pontes do Meruú e Igarapé Miri, seria um passo para tirar Cametá do isolamento geográfico que ela se encontra e impulsionar a nossa economia, quem sabe aquele tão falado porto de Cametá saia do papel.

Segundo informações nos bastidores, o plano do governo do estado seria usar parte do dinheiro que vai sair pro estado (parte do 20 bilhões que a Dilma emprestará aos estados para conter a crise internacional) exatamente para construir essas obras.

Não seria uma boa?
É esperar e acreditar que essa obra saia do papel de verdade!

fonte1.
Luís Augusto