CAMETA DIA A DIA NOTICIAIS 30 e 31 DE AGOSTO
FESTIVAL DA MUSICA CAMETAENSE
Estão abertas as inscrições para o V Festival da Musica Cametaense, as inscrições estão abertas na sede da Secretaria de Cultura Turismo e Desporto, na Praça dos Notáveis, as eliminatórias acontecerão nos dias 26 e 27 e a final do dia 28 de setembro. Um lembrete as inscrições vão ate o dia 12 de setembro
QUARTA TRILHA DA INDEPENDÊNCIA
Acontecera no próximo dia sete de setembro a quarta trilha da independência, o local de partida será a rua S. João Batista em frente ao Refúgio. O destino será a Vila de Torres as margens do rio Cupijó, após ser cumprido o círculo será realizada a volta quando a chegada ao local de partida será realizado uma uma grande confraternização com os participantes e familiares, show de rock e reggae com a participação da bandas Resistência Cabana de Caneta , Paradoxo de Tucurui, Sub-imundos também de Tucurui e outras atrações.
CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
A Paróquia de Cameta se prepara com uma grande programação religiosa para a festa do Círio de Nossa senhora de Nazaré a a padroeira dos paraenses, dia 16 de setembro. O círio saíra da Capela do Hospital Santa Luiza de Marilac e o encerramento será na Catedral de São João Batista, o Círio de Nazaré passou a fazer parte do calendário católico cametaense, deste a visita da imagem peregrina de nossa senhora de Belem.
Quem não tiver em condições de ir a Belém passar o Círio, participa em Cametá.
JOVEM MORRE AO COLIDIR COM UM POSTE
Um jovem conhecido no meio da classe dos motoqueiros pelo nome de Arilson faleceu nesta madrugada ao colidir com um poste de iluminação da Rede Celpa no bairro da Matinha, e mais uma vida perdida no louco transito de Cametá.
VITOR TAMER
Se estivesse vivo neste mês de setembro estaria completando 100 anos de idade, em sua memória a Câmara Municipal de Cameta estará promovendo uma sessão especial neste final de semana onde reunira seus familiares que residem em Belém e fora do estado. Vitor Tamer era dentista, escritor, poeta, jornalista, pintor e membro da Academia Paraense de Letra, ele teve parte de sua vida dedicada ao torrão onde nasceu. Por isso e mais do que justa a homenagem a esse notável cametaense.
CANDIDATOS A VEREADOR ESTÃO JOGANDO A TOALHA
Pensando que era uma coisa, quando na verdade e outra, disputar uma eleição para vereador em Cametá, primeiro o dito cujo terá que ser conhecido, ter algo prestado ao município, e ter um financiador de campanha para poder se deslocar e visitar as comunidades, mesmo assim tem candidato que não chegam lá.
Agora imagine os lisos, certamente na influencia de barganharem alguma coisa acabam se decepcionando, neste caso abandonam retirando suas candidaturas, que ainda tem o TRE, que e muito rigoroso nas prestações de contas das campanhas.
*********************************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS 27.09.2012
OI FIXO
A Oi fixo, não esta instalando em Cameta novos orelhões ao bel prazer, e sim por um Termo de Ajustamento de Conduta TAC, tanto que a ANATEL, divulgou uma nota de que a Oi, não esta cumprindo sua determinação por todo o país e determinou que todas as ligações de orelhões fossem gratuitas; ate que a empresa cumpra com todas as determinações assinadas no acordo. Segundo informações so para a Cidade de Cametá o numero desses orelhões ultrapassam a casa dos seiscentos.
Por outro lado temos informações de que a Oi, suspendeu os serviços de telefonia fixa em algumas vilas do município quiçá se não foi em todas.
FESTA DE SÃO BENEDITO
A festividade de São Benedito tem a sua parte religiosa e profana, mais nos últimos tempos a verdadeira fé em São Benedito vem aumentando e aumentando que já ultrapassa a festa do padroeiro, durante as novenas a igreja esta lotada de fieis, a missa do dia festa foi rezada em frente a igreja onde reuniu cerca de três mil pessoas na pracinha, e a tarde a procissão com a imagem do milagroso santo percorrendo as principais ruas de Cameta contou com mais de 15 mil pessoas, segundo o Padre Nonato, nosso vigário da paróquia de São João Batista ele ficou muito satisfeito com a grande participação do povo católico cametaense dando uma verdadeira demonstração de fé.
BANDA I
Segundo tivemos uma informação extra-oficial a Banda Euterpe Cametaense passara a ter uma nova roupagem e ganhara novos membros, ela que tem mais de cem anos, é o nosso patrimônio cultural e não deve se acabar em função da aposentadoria de meus músicos, por isso e valido a mesclagem dos antigos com os novos músicos. Se isso for realmente verdade nota mil para quem teve a idéia.
BANDA II
Por outro lado a Banda Satiro de Melo encaixotou todos os seus instrumentos, fardas e partituras, ficaram por algum tempo parada, pois quase todos os seus músicos se profissionalizaram e passaram a tocar em outras bandas, esquemas etc. Não tinham mais tempo da ensaiarem as musicas mais clássicas e outros gêneros já que na banda escola eles aprendem a tocar lendo as partituras, em outros casos viram músicos de orelha.
BANDA III
A Banda Satiro de Melo tendo a frente o professor Jamaru, consegui formar vários músicos que hoje estão tocando em bandas militares das Forças Armadas e Auxiliares e em grandes bandas de grande sucesso, isso é o maior lucro e saldo positivo desse grande incentivador da musica cametaense.
UFPA
O professor Gilmar coordenador do Campus de Cametá, deu o sinal verde para o professor Carlos Amorim da cadeira de Psicologia da UFPA, para a implantação em Cametá faculdade de Psicologia; que devera acontecer em 2013 a 2014, essa noticia e muito boa para quem quer se tornar no futuro um psicólogo, isso e muito importante para a nossa cidade e região do baixo Tocantins. A UFPA também planeja em criar em Cametá a Faculdade de Arte, so falta à colaboração e a compreensão de nossos políticos e autoridades comprometidos com a educação. Por outro lado também tivemos a informação que o Curso de Agronomia vaia ganhar um prédio próprio em uma área nas redondezas da área próximo ao conjunto habitacional da que pertencia ao Senhor Giovane, que e muito conhecida em nossa cidade.
POLÍTICA
Já começou a propaganda eleitoral gratuita no radio os candidatos a prefeito estão ocupando o horário destinada a propaganda eleitoral para exporem suas idéias e planos de governo. Ate agora a campanha decorre dentro da maior normalidade.
Já os candidatos a vereadores também estão usando o horário para mandarem seus recados.
A cidade que ainda fecha para almoço Quase a mesma cidade das últimas três décadas. Maior, sim. Mais habitada, também. Porém, preservando velhos hábitos. Tradições e costumes interioranos. Um modo de vida bem diferente do que a capital está acostumada. O “Cametá way of life”. Um município com mais de 300 anos que fecha para o almoço. É isso mesmo, depois do meio dia a cidade some. Ninguém na rua, o movimento reduzido dá aquela impressão de feriado. Bater na casa de alguém, somente após às 15h, quando o peso do Mapará no almoço não for mais sentido.
Lugar onde qualquer festa é carnaval. Seja de santo, clube ou aniversário. Tudo vira carnaval. Mas a cidade cresceu e Cametá, apesar de conservar algumas características antigas, precisou se render a outras. Nada proposital. O desenvolvimento traz mudanças. Algumas para o bem, outras para o mal, a exemplo da violência. Não aquela insegurança sentida nas grandes capitais brasileiras, apenas uma observada por aqueles habituados à paz e à tranquilidade em tempo integral.
Na chegada ao município, o visual é de encantar turistas e nativos. O rio largo, de estilo já conhecido da região amazônica, vai beirando casarões antigos e igrejas católicas. Muitas igrejas. Do barco é possível ver quatro, mas a cidade abriga seis, em pouco mais de três mil quilômetros quadrados de extensão. No entanto, talvez, o que mais se saiba sobre essa cidade é a linguagem peculiar. Há lá uma aliança francesa que prende línguas. “Já me vu”, “puco”, “sumano”. Uma mistura de idiomas capaz de criar um dialeto ímpar. Trocar o “ou” pelo “u” e o “ei” pelo “ê” é uma lição básica para entender o que se diz por lá.
E de onde eles absorveram essas mudanças? “Os franceses vinham muito aqui para brigar pela terra com Portugal. Muitos franceses moraram no Carapajó (região de Cametá) para defender o condado dos espanhóis”, explica Milton Peres, um dos mais antigos moradores da cidade. Ele mora em uma bela casa de 130 anos, em frente a Praça dos Notáveis, e mesmo do alto de 82 anos mantém uma memória invejável. Memória que conta parte da história da bucólica Cametá, sem pestanejar toda vez que perguntado.
Ele observa algumas tradições cametaenses se dissolvendo, mas avalia as mudanças positivas. “Tínhamos festas de clubes muito tradicionais, mas elas eram dividas por classes sociais. Com o tempo esses clubes caíram, vieram as escolas de samba. Mas as coisas mudam, naquela época eram 12 mil no município, hoje são mais de 23 mil almas”, aponta ele. Envolvido diretamente com a política local, Milton Peres, continua discutindo os rumos da cidade com avidez e entusiasmo. Com a segurança de quem já tem muita experiência.
Mas em Cametá, testemunhas do crescimento não faltam. João Maria Redig, 74 anos, morador da cidade, membro da Igreja de São João Batista, valorizador da hora da refeição como hora sagrada. Na primeira tentativa de entrevistá-lo, a janta havia sido servida e nem por um momento se intencionou interrompê-la. Anoiteceu e a conversa ficou para a outra noite.
Contrariando os costumes antigos de dormir cedo, João Maria trocou uma conversa longa pelos coretos da praça quase à meia-noite.
Olhando a calmaria, ele comparou as preocupações de cada época. “Antigamente o nosso único medo era a Matinta Pereira e as visagens, não tinha assalto. O açougue que matava um boi e ele dava para o outro dia”, lembra. O saudosismo continuou. “O meu primeiro sono era na praça, sinto falta dessa tranqüilidade, hoje não dá para fazer mais isso”, avalia.
Mesmo não usufruindo da pacificidade de outrora, ele não troca Cametá por lugar nenhum. “Eu gosto dessa vida daqui, esse vento, os amigos. Arrisco dizer que sou o morador mais antigo dessa cidade”, conta. Quando João Maria vai a Belém, logo pensa em voltar.
Passo pouco tempo, mas não gosto de ir, não. É muito diferente, mais quente. Até o suor é diferente, é mais forte”, comenta.
Cametá tem mesmo seus encantos, tantos que contagiam. Quem nasceu lá, quem se mudou para lá, quem saiu de lá, todos carregam fortes lembranças. Leonor Dias nasceu em Catalão, comunidade um pouco distante da cidade, mas em Cametá mora há mais de 20 anos e criou quatro filhos. “Eu vim de um interior para cá e amo essa cidade. O que mais gosto são as festas dos santos, temos muitas aqui e eu participo de todas”, afirma.
E a filha confirma. Rossiclene Dias é cametaense desde os 6 anos e quando pensa sobre a cidade, não deixa de notar o crescimento. “Antes a gente vinha para o Círio e era só uma embarcação, hoje são três grandes e mais várias pequenas. Não é só o pessoal da Paróquia que participa. As festas dos santos são lindas e animadas. E ainda temos um dos melhores carnavais do Estado”, comenta.
Cametá até mudou nos últimos 30 anos, mas os cametaenses, esses com certeza, alimentam o que de melhor há na cidade mesmo que os anos passem.
Lugar onde qualquer festa é carnaval. Seja de santo, clube ou aniversário. Tudo vira carnaval. Mas a cidade cresceu e Cametá, apesar de conservar algumas características antigas, precisou se render a outras. Nada proposital. O desenvolvimento traz mudanças. Algumas para o bem, outras para o mal, a exemplo da violência. Não aquela insegurança sentida nas grandes capitais brasileiras, apenas uma observada por aqueles habituados à paz e à tranquilidade em tempo integral.
Na chegada ao município, o visual é de encantar turistas e nativos. O rio largo, de estilo já conhecido da região amazônica, vai beirando casarões antigos e igrejas católicas. Muitas igrejas. Do barco é possível ver quatro, mas a cidade abriga seis, em pouco mais de três mil quilômetros quadrados de extensão. No entanto, talvez, o que mais se saiba sobre essa cidade é a linguagem peculiar. Há lá uma aliança francesa que prende línguas. “Já me vu”, “puco”, “sumano”. Uma mistura de idiomas capaz de criar um dialeto ímpar. Trocar o “ou” pelo “u” e o “ei” pelo “ê” é uma lição básica para entender o que se diz por lá.
E de onde eles absorveram essas mudanças? “Os franceses vinham muito aqui para brigar pela terra com Portugal. Muitos franceses moraram no Carapajó (região de Cametá) para defender o condado dos espanhóis”, explica Milton Peres, um dos mais antigos moradores da cidade. Ele mora em uma bela casa de 130 anos, em frente a Praça dos Notáveis, e mesmo do alto de 82 anos mantém uma memória invejável. Memória que conta parte da história da bucólica Cametá, sem pestanejar toda vez que perguntado.
Ele observa algumas tradições cametaenses se dissolvendo, mas avalia as mudanças positivas. “Tínhamos festas de clubes muito tradicionais, mas elas eram dividas por classes sociais. Com o tempo esses clubes caíram, vieram as escolas de samba. Mas as coisas mudam, naquela época eram 12 mil no município, hoje são mais de 23 mil almas”, aponta ele. Envolvido diretamente com a política local, Milton Peres, continua discutindo os rumos da cidade com avidez e entusiasmo. Com a segurança de quem já tem muita experiência.
Mas em Cametá, testemunhas do crescimento não faltam. João Maria Redig, 74 anos, morador da cidade, membro da Igreja de São João Batista, valorizador da hora da refeição como hora sagrada. Na primeira tentativa de entrevistá-lo, a janta havia sido servida e nem por um momento se intencionou interrompê-la. Anoiteceu e a conversa ficou para a outra noite.
Contrariando os costumes antigos de dormir cedo, João Maria trocou uma conversa longa pelos coretos da praça quase à meia-noite.
Olhando a calmaria, ele comparou as preocupações de cada época. “Antigamente o nosso único medo era a Matinta Pereira e as visagens, não tinha assalto. O açougue que matava um boi e ele dava para o outro dia”, lembra. O saudosismo continuou. “O meu primeiro sono era na praça, sinto falta dessa tranqüilidade, hoje não dá para fazer mais isso”, avalia.
Mesmo não usufruindo da pacificidade de outrora, ele não troca Cametá por lugar nenhum. “Eu gosto dessa vida daqui, esse vento, os amigos. Arrisco dizer que sou o morador mais antigo dessa cidade”, conta. Quando João Maria vai a Belém, logo pensa em voltar.
Passo pouco tempo, mas não gosto de ir, não. É muito diferente, mais quente. Até o suor é diferente, é mais forte”, comenta.
Cametá tem mesmo seus encantos, tantos que contagiam. Quem nasceu lá, quem se mudou para lá, quem saiu de lá, todos carregam fortes lembranças. Leonor Dias nasceu em Catalão, comunidade um pouco distante da cidade, mas em Cametá mora há mais de 20 anos e criou quatro filhos. “Eu vim de um interior para cá e amo essa cidade. O que mais gosto são as festas dos santos, temos muitas aqui e eu participo de todas”, afirma.
E a filha confirma. Rossiclene Dias é cametaense desde os 6 anos e quando pensa sobre a cidade, não deixa de notar o crescimento. “Antes a gente vinha para o Círio e era só uma embarcação, hoje são três grandes e mais várias pequenas. Não é só o pessoal da Paróquia que participa. As festas dos santos são lindas e animadas. E ainda temos um dos melhores carnavais do Estado”, comenta.
Cametá até mudou nos últimos 30 anos, mas os cametaenses, esses com certeza, alimentam o que de melhor há na cidade mesmo que os anos passem.
De: Luis Augusto, via FACEBOOK
**********************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS – 25 e 26.08.2012
AMIGO ELEITOR
Amigo eleitor consciente não troque o seu voto por um saco de cimento, telha, tijolo, madeira, óculos, dentadura, cesta básica, dinheiro e ouros objetos, pois voce resolve o seu problema momentaneamente e ai vai ter mais quatro anos pela frente; seu candidato se eleito for não terá compromisso com voce, pois já pagou pelo seu voto e nem poderá reclamar e protestar por nada.
Amigo eleitor assim também voce estará se tornando um eleitor ficha suja, pois o que é proibido pela Justiça Eleitoral para os políticos ‘’praticarem suas boas ações de campanha’’ é proibido o eleitor receber, ai se conclui que acontece ‘crime eleitoral’ e ambos estão passivos de punição pela lei.
Amigo eleitor, vamos escolher uma Câmara de Vereadores digna de respeito e de capacidade para ajudar a construir novos rumos da nossa historia, tem um quadro de candidatos a vereadores muito bons; pessoas que realmente estão comprometidos com o bem comum visam à comunidade em geral, mais também tem muitos que querem so para si e que a população fique de escanteio.
Essa e há sua hora amigo eleitor, no dia sete de outubro quando voce estiver naquela cabine indevassável, somente voce, Deus e a sua consciência; pense no que é melhor para voce, para sua família e para nossa querida Cametá.
ORLANDO PEREIRA
Lembro-me que a Orquestra Orlando Pereira animava os grandes bailes nos grandes clubes de nossa capital, depois passou a ser Conjunto Musical e finalmente Banda, por ser uma banda famosa praticamente so tocava em Belem do Pará. Os clubes interioranos não tinham cacife, para bancar, pois era muito cara, com o passar do tempo começou a tocar pelo interior após passar por uma nova roupagem mais não perdendo o seu glamour de ser uma orquestra para os principais eventos sociais.
Neste final de semana ela tocou no Clube Comercial na véspera da festa de São Benedito, onde um grande publico foi prestigiar o evento.
A Banda deu um verdadeiro show musical.
FORMATURA
Este ate agora vários cametaenses colaram grau recebendo diplomas das universidades em nossa capital, advogados, administradores, médicos, biomédicos, engenheiros e outros, para a nossa felicidade são profissionais que passaram a atuar como profissionais para atender a demanda, acreditamos que te o final de ano cerca de quarenta jovens estarão concluindo seus cursos universitários o que antes era no maximo dois ou três, muitos desses profissionais já estão atuando em nosso município.
FESTA DE SÃO BENEDITO
Termina neste final de semana a festividade do glorioso São Benedito, neste sábado tivemos aromaria dos motoqueiros, no domingo a santa missa e o tradicional leilão e a tarde a procissão.
A festa de São Benedito trouxe a Cameta muitos devotos radicados em Belem e cidades vizinhas por sempre cair no ultimo final de semana do mês de agosto.
DEPUTADO HAROLDO MARTINS
No inicio desta semana o deputado estadual Haroldo Martins ETA se submetendo a uma intervenção cirúrgica em São Paulo, ele que é medico, já passou o bisturi em muitos pacientes dessa vez ele recebera o corte do bisturi, e uma cirurgia bastante delicada, o que esperamos que ela seja coroada de bastante êxito por parte dos médicos paulistanos, e que possa voltar ao Pará com sua saúde completamente restabelecida. Que Deus o proteja guiando orientando as mãos de seus médicos.
ASFALTO
Segundo informações do assessor de imprensa Flavio de Moura o prefeito de Cameta Waldoli Valente, recebeu informações do governador Simão Jatene, de que a cidade de Cametá será contemplada com o asfalto na cidade, e que poderá acontecer ate ao final do mês de setembro. Onde serão asfaltadas ruas de nossa cidade onde será ampliado e será feito uma espécie de anel viário iniciando pela transcameta travessa são Joaquim, e Avenida João Peres paralela ao antigo aeroporto e a rua perimetral e outras mais. Se isso vier acontecer o transito da rua coronel Raimundo Leão vai diminuir e dar fluxo as novas ruas.
CULTURA
Muitos falam e cantam em verso e prosa, mais são raríssimos aqueles que se colocam a disposição e prestam seus serviços para incentivar cada vez mais a nossa cultura.
O município de Cameta é rico em cultura, o nosso carnaval se brinca ou brincava com as musicas feitas aqui, ate hoje ainda são tocadas, ver os antigos festivais de musicas carnavalescas de compositores cametaenses.
Em Cameta já tivemos peças teatrais escritas dirigidas e apresentadas por nossos artistas, grupos de pastorinhas, cordões de pássaros, cordões de bois, Samba de cassete, curimbó, isso mesmo curimbó; carnaval comedia e parodia o chamado carnaval das águas, o bangüê, bambae do rosário, folia de reis, a marujada de Cametá lendas e contos e muitas coisas mais que a memória me falta que nosso município e rico em cultura.
Somos muitos, porque não nos unimos, sabiam voce que a cerca de anos atrás, Cameta tinha um Gabinete Literário? Não estaria na hora de se resgatá-lo, afinal hoje muitos cametaenses já possuem obras literárias e outras coisas mais, lembre-se que a união faz a força.
O NOVO MAPA DO CONSUMO
A revista “Exame’ de circulação nacional publicou uma matéria sobre o incremento do consumo no Brasil ate 2020.
No Pará, segundo a pesquisa publicada, o interior devera liderar o crescimento de vendas.
Destaque para os municípios das 27 regiões metropolitanas no país.
Ananindeua aparece em sétimo lugar com potencial de 2,7 bilhões de reais de acréscimos de vendas entre 2010 a 2020. Já Marituba registra um potencial de crescimento de 12% ao ano. No interior, despontam: Parauapebas em 4° lugar com potencial de 2,9 bilhões de reais no período e um crescimento de 19%, o segundo maior do Brasil, Bragança devera crescer 13% ao ano, Abaetetuba 12% , Altamira 12$, Cametá, 11% e Itaituba 11%.
Publicado no Jornal o Diário do Pará de 21.08.2012 – coluna do Jornalista Mauro Bonna.
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS - 17.08.2012
QUANDO A ENERGIA VAI EMBORA
É lamentável a situação para quem quer se comunicar via celular quando acontecem apagões da CELPA em Cametá, as operadoras de telefonia no caso da TIM e VIVO as duas que detém o maior número de linhas em nosso município saem do ar. Motivo é que as operadoras não possuem grupo de geradores próprios para serem acionados assim que acontece um apagão que já viraram rotina em nossa cidade. Essas não possuem gerador próprio, pois se elas as possuem estão para fazer enfeite, porque na hora ficam parados e a população fica sem se comunicar.
Também quem utiliza os moldes dessas duas empresas perdem a conexão com a grande rede. Causando transtorno e prejuízos para seus clientes. Ate quando isso vai perdurar.
APAGÃO DA CELPA
A população cametaense esta sofrendo muito com a falta de energia diariamente os bairros onde tem áreas de invasão estão ficando sem energia a noite toda e isso já virou rotina, as sobre cargas são os motivos, isso sem falar nos gatos, a zona rural também é muito prejudicada, pois quando acontecem os apagões ficam ate dois dias para ser feito o religamento nos transformadores, não temos para quem apelar, somente o Ministério Publico poderia nos dar uma mão, afim de dar um basta nesta situação, com isso a população acumula vários prejuízos principalmente com produtos perecíveis que precisam de refrigeração.
COMEÇOU A FESTA DE SÃO BENEDITO
Teve inicio ontem a Festividade do glorioso São Benedito, antes tivemos o Círio fluvial, vindo da Comunidade Cristã de Juba de Baixo. A festa tem como caráter principal os atos religiosos e depois os profanos; novena e missa durante os dez dias da festividade, obedecendo ao mesmo esquema da festividade de São João, logo cedo têm a novena de São Benedito e em seguida a missa. Como sempre a igreja bem decorada, a participação da guarda de São Benedito orientando os fieis e os atos religiosos, depois a visita a barraca e ao arraial.
TRANSCAMETÁ
Um trator de esteira segundo moradores, esta fazendo o maior estrago na parte asfaltada, suas esteiras ao passarem vão deixando rastro de destruição na parte asfaltada, os moradores que utilizam a estrada ate a localidade de Quatro Bocas ate onde tem o asfalto que também serve o Aeródromo de Cametá estão vendo a destruição e nos procuraram para fazer um apelo as nossas autoridades.
Outro caso e o lixão que esta sendo formado ao longo da estrada, causando vários problemas, como: fedentina, bichos e fumaça com a queima do lixo que poderá causar acidente ao meio as fumaças. Como essa estrada pertence ao DENIT, Governo Federal fica abandonado a mercê de tudo, pois, não tem uma fiscalização cotidiana, por isso tem gente que usa e abusa nas praticas dessa natureza.
POLÍTICA
Os candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Cameta estão partindo para as visitas corpo a corpo, no final da às tardes grupos formados por varias pessoas está indo de casa em casa nos bairros a caça dos votos. Nessa época em que antecedem as eleições e comum se ver ao cair das tardes esses contatos, e nos finais de semana a visita e ao interior para aqueles que têm um reduto eleitoral. Vão levando suas mensagens e passando seus recados e distribuindo seus santinhos.
COMÍCIOS NA CIDADE E NO INTERIOR
Os candidatos a prefeito de Cameta começaram a intensificar seus comícios, haja vista que a cidade hoje possui quase dez bairros e varias áreas com grande concentração de eleitores, como fica difícil de se chegar de casa em casa estão acontecendo os comícios nos bairros e nas áreas reuniões em sedes de clubes, barracões de festas e comunidades. Onde os candidatos a prefeito, vice e vereadores dão os seus recados a população, fazendo explanações do que pretendem realizar bem como apresentando seus planos de governo. Assim cada candidato vai vendendo o seu peixe e a população vai tomando conhecimento e conhecendo melhor os candidatos para depois fazem uma avaliação em quem vai votar
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS -14.08.2012
ELEIÇÕES
A campanha eleitoral que estava nas ruas da cidade um respeitando o outro como nos já havíamos anunciado por aqui, ao que nos parece chegou ao fim, já começamos a ouvir um xavecando o outro; o que daqui para frente vai começar a baixar o nível da campanha, mais tem um ditado popular que e mais ou menos assim ’quando um não quer dois não brigam’. Mais vamos dar tempo ao tempo.
CANDIDATOS A VEREADORES
Nessas eleições tem muitos candidatos ao Palácio Nelson da Silva Parijós, chamados de primeira viagem e muitos deles em potencial para conquistar uma cadeira, bem como ex vereadores que tiveram uma boa desenvoltura naquela Casa estão trabalhando para voltar, assim como os atuais, em numero de nove vão à reeleição. Nessas eleições, as mulheres também querem conquistar seus espaços na política cametaense.
Há cerca de 60 anos Cametá não consegue eleger uma representante do sexo feminino, que foi a saudosa professora Maria Cordeiro de Castro. Haja vista que nos anos 80 a enfermeira Maria Progênio ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Cametá, e que ela ficou como primeira suplente do seu partido, e o vereador Dercio Tavares assumiu a Secretaria de Obras.
SEMANA DA PÁTRIA
As escolas já começaram a esquentar seus tambores para os ensaios de suas bandas marciais e fanfarras, pois a partir do dia primeiro de setembro começa a Semana da Pátria. Escolas se preparam para fazer bonito nos desfiles escolares, este ano as instituições de educação prometem muitas surpresas.
Durante a Semana da Pátria teremos o hasteamento do Pavilhão Nacional e desfiles das escolas da cidade e interior do Jardim ate a quarta serie fundamental.
No dia cinco teremos e desfile escolar do Ensino Fundamental.
No dia sete acontece o desfile cívico militar e conta com a participação da Policia Militar, Bombeiros Militar, Tiro de Guerra, Escoteiros e escolas do segundo grau.
***************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS – 13.08.2012CAMPANHA ELEITORAL
As coligações e os partidos com candidatos disputando as eleições municipais em Cameta continuam fazendo suas campanhas direcionadas a seus candidatos, tanto para o cargo majoritário quanto ao proporcional, os carros, motos e bicicletas com sistemas de som e alto falantes se cruzam pelas ruas de Cameta. Uns com o som saudável e outros arreganhados perturbando os nossos ouvidos, com a má qualidade de som, mais vai se levando, pois ate agora o bom mesmo e o respeito que ambos têm uns pelos outros, ate agora a campanha esta tendo respeito mutuo.
Já na internet a baixaria corre à solta.
TIBÉRIO ENTRA NO PÁREO
Tibério Barros e o candidato do PPS a prefeito de Cameta e o professor Alcemir Ranieri e o vice, a campanha já ganhou as ruas de Cameta. O PPS vai com uma chapa puro sangue, já a para os cargos proporcionais o partido fez coligação.
O ESTADO VAI INVESTIR 5 BILHÕES
O Jornal o Liberal deste domingo, diz que o governo do estado. Governador Simão Jatene, vai investir no estado do Pará ate 2014, a cifra de 5 bilhões de reais. Acompanhando o noticiário, o estado vem oferecendo grandes benfeitorias para os principais municípios separatistas cujas capitais seriam Santarém e Marabá, como também para região do Xingu e Região Metropolitana de Belem e para o baixo Tocantins a ponte sobre o rio Meruu.
Agora para Cametá ate agora nada.
No primeiro mandato de governador Simão Jatene, foi bastante aquinhoada, pois, tinha Gerson Peres que era Secretario de Promoção Social, quando veio para Cametá, a UEPA, Escola Simão Jatene, Aeroporto, Escola Agrícola, Asfalto, etc. Já estamos no segundo ano de mandato do segundo governo de Jatene, sem Gerson Peres e Cameta ate agora nada.
Cametá precisa da presença do Estado para crescer e gerar emprego.
FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO
A festividade do glorioso são Benedito que é festejado no bairro que leva o seu nome, começa dia 15 de agosto quarta feira, com o círio fluvial que vem da comunidade cristã de Juba de Cima. A devoção ao milagroso santo aumenta cada vez mais em nossa região, como a festividade tem seu encerramento no ultimo final de semana de agosto facilita a vinda de muitos devotos.
O DIA DOS PAIS
O dia dos pais foi festejado em nossa cidade, no sábado varias festas aconteceram onde os pais foram homenageados, já no domingo, os balneários estavam cheios e o almoço familiar ganhou a participação de toda família reunida para comemorar o dia dedicado aos pais.
No final de semana o comércio cametaense teve um movimento maior, onde muitos filhos acompanhados de suas mães procuravam um presente para agradar o papai, os presentes mais vendidos segundo conseguimos apurar: celulares, peça de roupa, perfumes e sapatos estavam na preferência dos filhos para presentear o rei do lar.
O cemitério da Soledade também recebeu muita gente, filhos que já tiveram seus pais falecidos estiveram naquele campo santo levando velas, flores e orações.
***************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS - 10.08.2012
O TEMPO
A estação no planeta e o inverno, mais no hemisfério norte há uma inversão, quando no sul e inverno norte e verão, por isso hoje no norte estamos vivenciando o verão, mais nos últimos dias estamos tendo dias de inverno com varias pancadas de chuvas a partir das tardes e a diminuição da temperatura a noite, mais durante o dia a temperatura alta provoca um calor escaldante, o que não acontecia em tempos anteriores em nosso município.
PRAÇA DA CULTURA
Ontem pela manhã nos estivemos fazendo uma visita ao canteiro de obras daquela praça, onde notamos que os trabalhos estão adiantados o que faz crer que ate ao final do ano devera ser entregue ao publico, a praça será uma das mais bonitas da região.
CEMITÉRIO
O cemitério da Soledade em Cameta cidade e como os dos Distritos, estão sendo limpos para que o público possa chegar neste domingo e encontrar limpo o campo santo para quem vai visitar seus parentes e principalmente os pais já falecidos
PROPAGANDA ELEITORAL NO RADIO
A justiça eleitoral já esta tomando todas as providencias necessária para propaganda eleitoral gratuita que devera ter inicio na próxima semana, uma reunião entres os candidatos, representantes dos meios de comunicação e o representante da justiça eleitoral, quando tudo foi colocado em uma ata para que mais tarde ninguém venha alegar a ignorância. As emissoras de rádios que iram transmitir o horário serão: Rádio Tocantins AM, Radio Comunitária Aldeia FM e Radio Cameta FM, no interior duas rádios uma em Carapajó e uma na Vila de Curuçambaba. Porque são as emissoras de radio legais.
FESTIVIDADE DE SÃO BENEDITO
Começa dia 15 e com o encerra, mento no dia 25 de agosto a festividade do glorioso são Benedito na cidade de Cametá e no bairro que leva o seu nome. E a segunda maior festa religiosa do município e a cada ano a devoção ao milagroso santo vem aumentando cada vez mais, por esse motivo a festa vem ganhando a cada ano que passa maior numero de fieis.
ELEIÇÕES
A campanha eleitoral vai seguindo os candidatos a prefeito Benedito Pompeu PMDB e Iracio Nunes do PT, estão realizando caminhadas e reuniões com as comunidades, alem das visitas e o chamado corpo a corpo, a visita direta aos eleitores, como também esta previsto comícios na cidade e no interior. Por outro lado os candidatos a vereadores também estão em visitas à caça ao voto.
INDECISOS
Segundo tivemos ima informação existem cerca de 35% dos eleitorado cametaense que ainda estão indecisos, partindo da seguinte versão. Existia uma lista de prefeituraveis com cerca de dez candidatos a prefeitura, muitos que estavam já em campanha como pré candidatos e que depois desistiram de suas candidaturas, pois ficou reduzida em quatro candidatos, sendo que a preferência dos eleitores esta sitiada em apenas dois, por isso a indecisão e grande pois, somente agora é que eles estão voltando a base para dizerem que estão apoiando outros candidatos.
****************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS - 07.08.2012
UEPA NO FEIJÃO COM ARROZ EM CAMETÁ
A universidade do Estado do Pará UEPA, Núcleo de Cametá, continua ofertando o seu feijão com arroz, ou seja, os mesmos cursos ofertados desde que foi criada a cerca de seis a sete anos; acompanhando os anúncios da universidade que abriu inscrições para este ano para o vestibular, enquanto que em outros municípios paraenses vão ganhando novos cursos, como e o caso de Santarém e Marabá, que já contam com o curso de medicina. Cameta conta hoje com uma população superior a 120 mil habitantes e estamos perdendo para outros municípios com inferior numero ou igual de população, hoje a Universidade do Estado oferece três cursos, que em nossa opinião com o crescimento populacional da região merece ser olhada com mais carinho por parte do governo do estado, da qual a universidade pertence.
O que esta faltando e vontade política daqueles que levaram os votos dos cametaenses e que após eleitos não estão nem ai para o que Cameta esta precisando.
******************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS - 06.08.2012
ALDEIA COMO VAI FICAR DAQUI AS UMA DÉCADA
Quem conheceu o arraial da Aldeia, não de festa mais de moradas, teve a oportunidade de de ver que lá existiam três ou quatro carreiras de mangueiras, tão gostosas que ficaram conhecidas como as maguinhas da Aldeia. Hoje so existe uma e foram substituídas por outras arborizações, para se ter uma idéia da margem das casas ate a beira do rio se tinha uma extensão de terra de cerca de 150 metros, isso lá pelos anos 60 quando para se chegar a Aldeia era de carro de boi, pelas raras bicicletas ou na viação canela, de pés. Hoje o rio avançou e essa margem de terra esta em torno de 30 metros, de lá para cá não foi feito nada para salvar aquele arraial, logo na entrada o rio também já avançou e já chegou a beira da rua, assim como vem caindo os barrancos ao longo do caminho via marítima entre a cidade e a Aldeia, avançando nos terrenos dos proprietários ao longo da Avenida Inácio Moura.
Se nada for feito o rio vai avançar cada vez mais e restara, algumas soluções, como: afundar navios, quebra mar e reconstruir a entrada, ou a abertura de uma rua paralela a Avenida Inácio Moura, ou uma entrada pela estrada de Pacajá.
Ou voce tem outra idéia?
FESTA DE SÃO BENEDITO
A Comunidade do bairro de são Benedito juntamente com os devotos do milagroso santo, já se prepara para o inicio de sua festividade que se inicia na próxima semana, a festa de São Benedito e a segunda grande festa de devoção do povo católico cametaense. Sua alvorada já se tornou tradição com muita queima de fogos e distribuição de chocolate, café, mingaus diversos alem da tradicional gemada e muita musica. E gente de todos os bairros da cidade que se acotovelam ao redor da igreja, para rezarem e outros para se divertir.
DOMINGO DIA DE MISSA E A FESTA DO PADRE
Neste domingo se comemorou o dia do Padre e na catedral de São João Batista aconteceu a missa para marcar o evento, mais o ponto alto foi a introdução de mais uma dezena de novos coroinhas que ajudam o padre na preparação do altar durante as missas.
RADIO CLUBE DO PARA
A Rádio Clube AM, que era retransmitida pela Radio Alternativa FM, que retransmitia a sua programação em Cameta desde que saiu a ar a Clube não chegou mais por aqui através sua potente Onda Tropical. Muitos fanáticos em ouvir esporte pelo radio e outras notícias da capital estão sem saber dos acontecimentos, somente quem tem a SKY recebe o sinal da emissora. Mais a maioria da população não dispõe desse serviço, agora e esperar não sei ate quando a volta da Tropical.
LIMOEIRO DO AJURÚ TEM INTERNET NA PRAÇA
Um amigo meu veio do município vizinho de Limoeiro do Ajuru, dizendo que na praça principal daquele município, tem internet de graça e de alta velocidade, é minha gente aqui em Cameta a situação ficou desde o governo passado que iriam implantar o tal de Navega Pará em nosso município e ate agora nada.
VERÃO
O verão em nossa região esta bastante rigoroso com altas temperaturas, proporcionado as pessoas tomarem bastante liquida e dobar o numero de banhos, a natureza também sofre, as gramas das praças apesar de serem molhadas quase que diariamente já apresentam sinais de queima assim como outras plantas ornamentais apresentam tais marcas das fortes temperaturas.
*****************************************
CAMETA DIA A DIA NOTICIAS - 05.08.2012
ELEIÇÕES 2012 EM CAMETÁ
Para quem pensava que as eleições deste ano em Cametá teriam em torno de cinco a seis candidatos a sucessão de Waldoli Valente, com potencialidade de disputa se enganou completamente, a polarização ficou apenas em dois candidatos: Bendito Pompeu do PMDB, candidato da situação e Iraçio Nunes do PT, candidato da oposição, mesmo tendo o professor Raimundo Coelho do PSOL, mais pelo que se ouve e vê pelos quatro cantos do município a dupla: Benedito Pompeu e Iracio Nunes, são os que vão disputar a preferência do eleitorado cametaense rumo ao Palácio Heitor Mendonça.
Este ano, ano de eleições em Cametá a disputa esta bem diferente dos anos anteriores, quando a baixaria imperava, hoje a propaganda que já ganhou as ruas de Cameta e os rios do Interior esta sendo considerada uma campanha de respeito entre ambas as partes. Alias o eleitor cametaense esta consciente de que baixaria não ganha a eleição.
Dentro de poucos dias vai começar a propaganda no radio, esperamos que possa servir para os candidatos mostrarem seus programas de governo, pois e isso que hoje o eleitor quer saber.
VILA DE CARAPAJÓ SERÁ ELEVADA A PARÓQUIA
Neste domingo dia cinco de agosto, o bispo Dom Jesus Maria Cizaure da Prelazia de Cametá, rezou uma missa especial na vila de Carapajó, quando foi oficializada a criação da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo e São Benedito, que ira compreender a área da margem direita do rio Tocantins. Esse era um anseio nos moradores católicos daquele distrito desde os anos 70, quando lá se radicou o padre Joãozinho, que mais tarde foi substituído pelo Irmão Amarildo criando a Pro Paróquia.
Agora Carapajó terá um ou mais padres ou Diáconos para atender as comunidades e será totalmente desvinculada da paróquia de Cameta, a partir da sua criação será vinculada a prelazia de Cametá.
Por falar em prelazia este ano a Prelazia de Cametá estará completando 60 anos, e uma grande festa esta programada para acontecer em nossa cidade coma participação de todas as paróquias que as compõe a nossa prelazia, que poderá ser transformada ate o final deste ano em Diocese. Acontecimento este que podera acontecer em dezembro.
AÇAÍ AGORA É O PÃO DO POBRE
Realmente, quando o verão chega o preço do açaí cai, e é quando o pobre tira a barriga da miséria, no inverno ou na chamada entre safra o produto chega a custar entre 70 a 80 reais a rasa, agora no verão tempo da safra chega entre 10 a 15 reais a rasa, proporcionado o custo do litro nas batedeiras entre dois e três reais. Isso para quem é mais comodista mais quem prefere comprar em caroço e amassar em casa, ele rende muito e muito mais.
AS FÉRIAS DE JULHO
Como sempre venho fazendo comentários pelo nosso programa de radio e escrevendo matérias para o jornal Informe Popular e neste espaço, a cidade de Cameta esta ganhando um ‘Titulo de Cidade Universitária’.
Com três universidades públicas, três particulares e três cursos profissionalizantes vêm abrindo espaço para estudantes de nossos distritos, cidades vizinhas e ate cidades mais distantes aproveitando as vagas deixadas por nossos estudantes que buscam na Capital paraense ou em outras grandes cidades ou ate fora do estado onde se têm parentes ou conhecidos a fim de buscarem melhores conhecimentos.
Segundo informações capitadas junto essas instituições cerda de mil estudantes vem de fora e quando vão de férias, levam consigo alguns amigos conquistados ao longo do ano letivo, proporcionado uma troca durante o carnaval.
Nesse período vai embora muita gente.
Os estudantes cametaenses em Belem e outras localidades, nessa altura do campeonato já arranjaram um estagio ou uma colocação para defenderem o dia a dia, e seus patrões, lógico não dispensam nesse período.
Os afortunados deixam nossa cidade para irem curtir o verão em Salinas ou Mosqueiro ou ate mesmo fora do estado.
Como um final de semana individual não sal por menos de R$200,00 por pessoa para um final de semana em nossa cidade, com um quarto dessa quantia vão e voltam as praias próximo a Belém e chegam a tempo para trabalharem na segunda feira.
Com o custo das férias em Cameta ficou caro. Poucos já visitam nossa cidade nos período das férias.
Para completar ainda tem o sacrifício das duas pontes.
QUEM VEIO GOSTOU
Sempre nestas embaixadas como se dizia antigamente vem os cametaenses que se orgulham em dizer, ‘faz mais de 10, 15, ou 20 anos que eu não venho, aqui’, égua mais com esta mudado, não sei nem onde eu morava, pois ate que nossa cidade melhorou bastante. Justiça seja feita Cametá hoje e uma cidade que apesar de ter quase 400 anos e uma uma Pequena Notável. As construções e casarões antigos caíram ou foram demolidos e deram passagem para a engenharia moderna, lindas casas e belas mações, prédios, praças, jardins, ruas calçadas e outras belezuras mais.
Agora so nos resta a zelar diz o cametaense amigo visitante que já espera assim que se aposentar voltar às raízes.
******************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário