MESTRE CUPIJÓ
JOAQUIM MARIA DIAS DE CASTRO o mestre Cupijo, nascido em Cametá um dos ícones da musica popular paraense e o grande reinventor do Siria; Começou a sua carreira artística aos 12 anos de idade herdando a veia artística do seu pai o Mestre Vicente Serrão de Castro “O Mestre Vicente Sicudera”, que era musico maestro e regente da ‘Banda Euterpe Cametaense’, a qual ele passou a assumir o comando no ano de 1961, após o falecimento de seu pai.
Mestre Cupijó ainda era o líder do ‘Jazz Orquestra os Azes do Ritmo’, e ainda foi proprietário de uma aparelhagem sonora ‘Musicolor’, que animava as festas, fazendo a cobertura sonora para os ‘Azes do Ritmo’. Mestre Cupijo ao lado de Alberto Moía Mocbel e outros amigos da época criaram o ‘Concurso de Musicas Carnavalesco de Compositores Cametaenses’ nos anos 70. Cujas musicas ainda é executado ate hoje no período carnavalesco, como: ‘Isso e Perigoso’, ‘Na base da Curtição’, ‘Aqui Não Fico Não’ e outras. Nas suas horas vagas gostava de estar perto da natureza, gostava de plantar e cuidar das arvores, tinha um terreno e as tardes ele ia para lá, esfriara cabeça.
Em 1973 Mestre Cupijo gravou o seu primeiro disco em vinil, trabalho que começou em 1970. Ao todo foram gravados seis LPs e um CD ”Mestre Cupijo e se Ritmo” destacando as composições como: ‘Siria’, ‘Samba de Cassete’, ‘Cadê o Anel’, ‘Mambo do Martelo’, e ‘Banguê’. O ‘Ritmo Siria’ foi reinventado pelo musico e suas composições ganharam fama internacional, tanto que algumas delas foram regravadas pelo cantor português Roberto Leal, com coreografia daquele país.
Mestre Cupijo, ganhou fama e notabilidade por ser um homem simples que fazia a vontade dos foliões e dançarinos executando suas musicas preferidas. Tocou em quase dos às cidades do Pará. Sua presença era marcante nos grandes bailes carnavalescos, eventos, festas religiosas e festas familiares. Os Azes do Ritmo encerrou suas atividades, pois alguns de seus músicos faleceram e outros se aposentaram e como não houve reposições de músicos para continuarem tocando o grupo acabou pendurando os instrumentos, restou a Banda Euterpe Cametaense também dirigida pelo Mestre e que ultimamente passou ao comando do Mestre Gabriel que ainda continua a tocar de vez enquanto.
Mestre Cupijo também era advogado provisionado da Comarca de Cametá, onde desempenhava brilhantemente suas funções, pois contava com a parceria do seu irmão Dr. José Carlos Dias de Castro um dos maiores causídicos deste estado.
Mestre Cupijo, também fez parte do ‘Coro Lira Angélica’ da Catedral de São João Batista, pois em épocas passadas as missas e novenas eram acompanhadas pelo coro que tinha vários músicos e um coral. Também tocava para as pastorinhas e peças de teatrais.
Mais também o Mestre viveu um papel muito importante na historia do município, ele foi eleito o vereador mais votado pela antiga ARENA, onde desempenhou o mandato de vereador por duas legislaturas, vendo que não era o seu ramo acabou abandonando a política, em seguida ele realizou o curso para advogado provisionado, que conciliava suas atividades no judiciário e artístico.
Em 2012 já pouco sai de sua residência, vivia em seu quarto tendo a companhia de seus familiares e para ficar bem informado tinha em sua companhia um radio e um aparelho de TV.
No dia de hoje O Mestre partiu para o andar de cima onde foi se encontrar com Deus e seus amigos que daqui já partiram para se integrar a grande orquestra regida pelo Pai Eterno. Cametá na sua historia musical despede-se do seu Mestre.
Essa é a nossa Homenagem.
Linda homenagem ao mestre cupijó
ResponderExcluir